26/02/2010

CRIME ABISMO AZUL REMORSO FÍSICO



A curta metragem “Crime Abismo Azul Remorso Físico” constitui a convergência de dois olhares: o do pintor, Amadeo de Souza-Cardoso, e o do realizador, Edgar Pêra. Olhares que aproximam temporalidades distintas.
Não há uma história linear, há fragmentos de histórias, de imagens em movimento, que se entrecruzam e nos interpelam.
Os quadros de Amadeo de Souza-Cardoso são objectos vivos, dinâmicos nos seus volumes, formas e intensidades cromáticas.  Neles, o tempo sente-se – tal como o entoar ritmado do coração – e a pintura emerge como hierofania do artista. O tempo move-se quer nas telas, quer nas fotografias e postais esvoaçantes no largo de S. Gonçalo.  Foi esta ideia de dinamismo intrínseco à Criação (do Pintor e do Realizador) que Edgar Pêra privilegiou.
O rio Tâmega transporta as memórias passadas e os desejos futuros. Através dele somos introduzidos na família do Pintor, percorremos a corrente (procissão) da fé,  viajamos entre  as nuvens, saboreamos o  vento, lançamo-nos por entre o  fogo de artificio. E se a Vida fosse de um colorido irresistível, tal como a esplanada a tela de Amadeo?  Mas não é. O princípio de prazer raramente coincide com o princípio da realidade.
Continuamos descendo o rio por entre a denúncia de pesar do Pintor face a um poder económico que sufoca a divulgação da sua obra. Desejo profundo, comum a qualquer mortal, partilhado até pelo Sr. José Emídio! E a corrente serve também para evidenciar o patriotismo epidérmico ou o fanatismo pelo futebol.
Ora musa inspiradora, ora lugar cativo de aspirações transatlânticas, Amarante é uma cidade de dicotomias. E o Tâmega com a sua água, surge como vislumbre natural, com que se inicia e se fecha o filme. Não é só o elemento co-natural  ao(s) Amarantino(s).  É um misto de Alma Mater - de substância purificadora-, mas também de cárcere das aspirações e do próprio tempo. 
Paradoxal?
 Tal como a Vida. Tal como o(s) olhar(es) de Vanguarda destes Artistas.




                                                                                                Elsa Cerqueira
(Cineclube de Amarante)

AMADEO CONTINUA A INSPIRAR A CRIAÇÃO ARTÍSTICA



Cinema Teixeira de Pascoaes


Quatro curtas-metragens de ficção:
Crime Abismo Azul Remorso Físico
Corrente
Arca d`Água
Ciel Etaint
De: Edgar Pêra,Rodrigo Areias, André Gil Mata, e François-Jacques Ossang
Com a presença dos realizadores Rodrigo Areias e André Gil Mata.

Edgar Pêra filmou «Crime Abismo Azul Remorso Físico» em Amarante, a partir da vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, a Elsa Cerqueira viu o filme e escreveu o excelente texto que anexo.
Rodrigo Areias, que estará presente na sessão, explica a razão de juntar alguma curtas num único projecto:






"Fazer filmes começa numa obsessão de criação colectiva. É uma vontade que nos ultrapassa. E quando todas as condicionantes financeiras e de meios parecem ser gigantes e impeditivas de levar a cabo essa vontade, a solução é reunir o bando e partir para a luta.
Assim tem sido em ficção, animação e documentário, longas e curtas e assim será ciclicamente até que a necessidade de sobrevivência se sobrepõe à necessidade de criação. Mas rapidamente tudo volta ao normal... a prioridade de fazer filmes prevalece.
Esta sessão agrupa quatro filmes que partilham uma forma de criação e produção semelhante, independentemente do orçamento de cada um destes filmes ser radicalmente diferente. Agrupa duas gerações de realizadores diferentes que partilham as mesmas angústias, a mesma vontade de filmar, de não perder o poder mágico da película, de partilhar visões poéticas do nosso mundo.
Escolhi estes quatro filmes pela convergência temática, e por serem filmes marcantes em mais uma fase do nosso processo enquanto colectivo."
Rodrigo Areias – Bando à Parte.




Curtas premiadas
 As curtas metragens que compõem «Sobre Água» têm sido selecciondas e ganho prémios em alguns importantes festivais de cinema internacionais e nacionais, de entre os quais se destacam:
 «Corrente»:
- Grande Prémio - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
- Melhor Curta Metragem Nacional - Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde
- Prémio do Público - Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde
- Prémio Especial do Júri ¿ Festival de Cinema Luso-Brasileiro
- Prémio Onda Curta - Festival Internacional de Curtas de Évora
- Melhor Filme - Festival Internacional de Luanda
- Melhor Ficção - Black & White Festival Internacional
- Melhor Fotografia e Melhor Argumento 14º Ovarvideo
 «Arca D`Água»:
- Grande Prémio 14º Ovarvideo
- Prémio Revelação 13º Festival de Cinema Luso-Brasileiro
«Ciel Eteint!»:
- 40º Quinzena dos Realizadores Festival de Cannes
- International Underground Spirit Award - Palic European Film Festival







SEMANA LEITURA


de 1 a 5 Março na BIBLIOTECA DA ESCOLA

Rohmer justíssimo





Cinema Teixeira de Pascoaes

Os Amores de Astrea e de Celadon
Título original: Les Amours d'Astrée et de Céladon
De: Eric Rohmer
Com: Andy Gillet, Stéphanie Crayencour, Cécile Cassel, Véronique Reymond
Género: Drama, Romance
Classificacao: M/12

ESP/FRA/ITA, 2008, Cores, 109 min
Em anexo:
Dossier de Imprensa;
Recensões do Público;
Alguns obituários publicado o mês passado
e uns links para o João Lopes (vai ser o programador de Cinema na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura)
e passe a publicidade ( resposta aquela pergunta: mas que raio lhe havemos de dar no aniversário?):

  

09/02/2010

AMARANTE: Espaço Internet assinala Dia Europeu da Internet Segura


O Espaço Internet de Amarante(www.amarante.pt/ei-amarante) aliou-se ao Projecto Europeu para comemorar o Dia Europeu de Internet Segura, no próximo dia 9 de Fevereiro.
Neste sentido, serão realizadas acções de sensibilização e formação, entre os dias 8 e 12 de Fevereiro, tendo como objectivo a consciencialização dos cidadãos para uma utilização mais segura da Internet.
A formação destina-se a adultos, com idades compreendidas entre 30 e 80 anos, dada a importância de alertar, principalmente pais e avós, para alguns riscos associados à utilização da Internet e, consequentemente, como poderão proteger e orientar as crianças e jovens na sua utilização.
Aos participantes nas acções de formação que serão levadas a cabo pelos monitores do Espaço de Internet, ser-lhes-á atribuído um certificado de participação.

06/02/2010

Desfile de Carnaval



Infantário Creche “O Miúdo” realiza desfile de Carnaval pelas ruas da cidade.

O Infantário Creche “O Miúdo” vai realizar no dia 14 de Fevereiro, a partir das 15 horas, um desfile de Carnaval, que tem por tema “O Miúdo à descoberta da cultura”.
O início do desfile far-se-á a partir da Rua João Pinto Ribeiro, junto à estação da CP, pelas ruas da cidade até ao Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho).

O Desfile de Carnaval realiza-se no âmbito do projecto pedagógico que está a ser desenvolvido no ano lectivo 2009-2010, convidando aquela instituição a população da cidade a associar-se à iniciativa.