17/11/2009

Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2009 é de Ana Luísa Ribeiro

O Júri da 7ª Edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso decidiu, por unanimidade, premiar Ana Luísa Ribeiro com a obra “Sem título (Subject metter)”
A cerimónia de entrega dos Prémios Amadeo de Souza-Cardoso - nas vertentes de concurso e de consagração de carreira - aconteceu no passado dia 31 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ana Luísa Ribeiro foi a premiada desta sétima edição com a obra “Sem título (Subject matter)”. Nas palavras da artista plástica este Prémio foi um “incentivo e diz-me não desistas, continua, vale a pena”.

  A presente Edição do prémio contou com a participação de 289 artistas que apresentaram a concurso 483 obras. O júri de selecção decidiu escolher 74 obras provenientes de 50 artistas para integrarem a exposição, premiando com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a artista Ana Luísa Ribeiro.
Ana Luísa Ribeiro nasceu em Lisboa em 1962. Realizou um extenso percurso de estudos académico e foi bolseira da Fundação Luso-Amaricana nos EUA e da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
Vive e trabalha em Colónia e em Lisboa.

Mais informações sobre a artista em www.analuisaribeiro.de



Na escolha do artista português cuja carreira se pretendeu distinguir recaiu sobre o pintor João Vieira, com a atribuição do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso. A título póstumo, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante entregou este Prémio ao filho do artista, Manuel João Vieira, agradecendo aos filhos do “mestre o facto de terem respeitado integralmente a vontade de seu pai que aceitou com alegria e empenho este prémio que o Município de Amarante lhe atribuiu”.

Sobre o trabalho de João Vieira, António Cardoso, director do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, diz ser “quase uma escrita corpo a corpo, muito afirmada, muito contra a tela, feita pintura ao arrastar da tinta, normalmente sobre fundo monocromático, onde as letras se avultam, se individualizam e raramente fundem ou dialogam como arquétipos do saber.”

À sessão de entrega de Prémios, seguiu-se a inauguração das exposições resultantes do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso – que reúne 72 obras, pertencentes a 49 artistas – e do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, com trabalhos do pintor consagrado, João Vieira.

Com carácter bienal, o Prémio Amadeo teve como vencedores das edições anteriores: Albuquerque Mendes’97; Inez Winjnhorst Assis e Santos’99; Rita Carreiro’01; Ana Vidigal’03; Ana Maria’05 e Susanne Themlitz’07.

João Vieira junta-se aos anteriores premiados do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso: Fernando Lanhas’97, Fernando Azevedo’99, Costa Pinheiro’01, Júlio Pomar’03, Nikias Skapinakis’05 e Ângelo de Sousa’07.

As exposições estarão patentes ao público no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, até ao dia 3 de Janeiro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário